top of page

Um pouco sobre Moçambique

Carolina Simionato

Atualizado: 16 de jan. de 2024

Vamos iniciar com um pequeno resumo sobre Moçambique. E aqui, vamos te surpreender com algumas informações que talvez você não saiba.



Quantas vezes você já viu a África sendo tratada como um país? Pois é, já ouvi isso inúmeras vezes. Primeiro, precisamos entender que o continente africano tem 54 países e cada um carrega uma história e uma cultura específica. Hoje, vamos falar sobre o país de Moçambique.


A proposta desse primeiro texto é trazer algumas informações para você conhecer um pouco das estatísticas, história, necessidades e até mesmo as riquezas do país.


Primeiro, vamos nos localizar. Moçambique está situada no sudeste do continente Africano, banhado pelo oceano Índico a leste e que faz fronteira com a Tanzânia ao norte; Maláui e Zâmbia a noroeste; Zimbábue a oeste e Essuatíni e África do Sul a sudoeste. 


Moçambique conquistou a sua independência apenas em 25 de junho de 1975. Antes, viviam sobre o domínio dos portugueses. O processo não foi fácil, mas foi conquistado. Porém, apenas 2 anos após a sua independência, o país passou por uma forte guerra civil de 1977 a 1992. 


A guerra civil ocorreu devido a diferença de ideais do partido na época no poder, a Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) e a RENAMO (Resistência Nacional Moçambicana), que recebia financiamento da Rodésia e, mais tarde, da África do Sul. A guerra foi violenta e causou diversas mortes devido os combatentes e a crise de fome que tomou conta do país. Apenas 15 anos depois, foi assinado um Acordo Geral de Paz pelo presidente da república Joaquim Chissano e Afonso Dhlakama, presidente da Renamo.


Apesar desse histórico difícil de guerra, o país proporciona diversas fontes de receitas provenientes da pesca (principalmente camarão), agricultura (cana-de-açúcar, algodão, mandioca, etc.), mineração (bauxita, ouro e pedras preciosas), extração de gás natural, exploração de madeira e do turismo. O setor industrial também é importante, atuando nos segmentos de bebidas e tabaco.


Ainda assim, Moçambique, como a maioria dos países da África Subsaariana, apresenta vários problemas socioeconômicos. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país é o quinto menor do mundo: 0,284. A expectativa de vida dos habitantes é de apenas 42,2 anos; o analfabetismo atinge mais de 55% da população; a taxa de mortalidade infantil é de 86 óbitos a cada mil nascidos vivos.


Abaixo você pode conferir alguns dados sobre Moçambique. Nos próximos textos dessa coluna iremos aprofundar mais sobre a história do país.


 

Extensão territorial

 801.590 km²

Localização

África

Capital

Maputo

Clima

Tropical

Governo

República com forma mista de governo

Divisão Administrativa

11 províncias subdivididas em 33 municipalidades

Idiomas

Português (oficial), línguas regionais (principais: ronga, changana, muchope)

Religiões

Crenças tradicionais 49,9%, cristianismo 38,9% (católicos 21,3%, protestantes 12,6%, outros 5%), islamismo 10,4%, outras 0,2%, sem religião e ateísmo 0,6%

População

22.894.294 habitantes. (Homens: 11.134.577; Mulheres: 11.759.717)

Composição

Macuas 46,1%, tsongas, malavis e chonas 53%, outros 0,9%

Extensão Demográfica

28,5 hab/km²

Taxa média anual de crescimento populacional

2,3%

População residente em área urbana

37,65%

População residente em área rural

62,35%

População subnutrida

38%

Esperança de vida ao nascer

42 anos

Domicílios com acesso a água potável

42%

Domicílios com acesso a rede sanitária

31%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

0,284 (baixo).

Moeda

Novo metical

Produto Interno Bruto (PIB)

9,7 bilhões de dólares

PIB per capita

340 dólares

Relações exteriores

Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, OMC, ONU, SADC, UA


Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page